NÃO ME DIGA QUE NÃO CONSEGUE! 5 MITOS SOBRE APRENDER INGLÊS

NÃO ME DIGA QUE NÃO CONSEGUE! 5 MITOS SOBRE APRENDER INGLÊS
Publicado em Monday, 27 September 2021

Você já deve ter passado por aquele momento onde vários questionamentos vem na sua cabeça:

  • Será que eu serei fluente?
  • Porque parece tão fácil para essa pessoa?
  • Onde estou errando e por que meu inglês não decola?

Essas perguntas assombram muitos estudantes e faz o coração parar em alguns momentos. 
Eu estou aqui para te dizer que você é tão capaz quanto qualquer outra pessoa, mas cada um tem uma jornada, uma exposição, um objetivo e, até mesmo, um relacionamento com a língua inglesa. É exatamente por isso que eu digo que você deve ler sobre os 5 mitos da conquista da fluência em inglês e entender o processo.

Vamos lá?

MITO 1: Eu não sou bom para aprender línguas

A mente é uma coisa poderosa. Se sua mente acreditar que você não consegue aprender um idioma, será extremamente difícil mudar esta crença. Então faça a si mesmo um favor e mude sua perspectiva!

via GIPHY

Não acredite que você não vai conseguir, foque nas pequenas micro-vitórias que você tem a cada aula, a cada passo da jornada. Todo dia você coleta informações novas e consegue reter uma parte delas, porque não seria igual com um idioma?

Mudar esse "mindset" dará a você as melhores chances de conquistar o que você mais deseja: a fluência em inglês.

DICA TOP: Use a sua língua-mãe para dar aquela turbinada no seu aprendizado em inglês. Não tenha medo de trabalhar com atividades de associação e pequenas traduções para te dar o gás que precisa para confiar no seu pontencial - que eu sei que está aí!

 

MITO 2: Eu não tenho tempo

Eu entendo, você é ocupado(a).

O mundo todo parece ocupado, todo mundo sempre está em movimento. Temos tantas coisas para fazer e sempre temos a sensação de que o tempo está cada vez mais limitado.

Agora, acreditar que você não tem tempo para estudar inglês é falso, o que você precisa é se organizar, ter um plano de estudos.

Primeiro, identifique o horário que o seu cérebro está a todo vapor. Quando o seu foco está aguçado, aprender acontece naturalmente, então aproveite este tempo para investir nos seus estudos. Do mesmo jeito que você encaixa a academia, o tempo no Instagram, aquele hora da pipoca, você pode alocar um tempo para o inglês.

 

via GIPHY

Existem pequenas adaptações que você pode adotar para incluir essa decisão na sua rotina: tenha seu livro sempre a vista, baixe os audios, vídeos e deixe no seu celular, separe a sua área de estudo, onde você poderá ter conforto para dedicar de 30 minutos à 1 hora por dia para cumprir seu objetivo.

DICA TOP: tenha acesso a recursos e defina os dias para entrar em contato com eles. Por exemplo, segunda você confere nosso grupo no Telegram, na terça você estuda seu livro, na quarta você confere nosso canal no Youtube e anota as dicas, na quinta você confere este blog para coletar novas informações ou lembrar do seu objetivo, na sexta você faz sessão pipoca em inglês. Viu? Todo dia você tem um encontro com o idioma e isso vai te motivar a chegar cada vez mais longe.

 

MITO 3: Eu preciso visitar um país que fala inglês para aprender

No passado, lá nos anos 80-90, era muito difícil aprender um novo idioma porque simplesmente não haviam recursos suficientes. Agora que temos internet, serviços de streaming com conteúdos falados em inglês e legendas, aprender um idioma ficou à um toque do mouse.

Para aumentar seu conhecimento, você só precisa aproveitar as oportunidades. Use-as para trazer o inglês para sua vida. Somente a mudança do seu celular e computador para o idioma inglês já faz milagres pois você estará imerso, seguindo passos e instruções na língua. Como pode ver você consegue aprender e praticar inglês no seu dia a dia, sem ter que comprar uma passagem aérea. Foca nisso: se você sair daqui sabendo se comunicar, sua experiência em um país falante da língua inglesa será mil vezes mais inesquecível.

 

via GIPHY

DICA TOP: Coloque o inglês na caixa de som ou no fone de ouvido e apenas escute. Pegue os áudios dos livros passados e deixe aquilo que você já sabe internalizar cada vez mais. Depois invista em seriados leves, com conteúdos do dia a dia e assista e reassista, para deixar que os diálogos façam cada vez mais sentido para você.

 

MITO 4: Eu nunca terei um sotaque convincente

Sotaques são muito divertidos, pois eles celebram as diferenças entre as pessoas mas também traz comunidades pertinho uma das outras. Não pense que porque você não tem o sotaque X ou Y que o seu inglês é um caso perdido.

 

via GIPHY

Sotaque e pronúncia podem ajudar na comunicação, mas você ainda assim podese  expressar muito bem mesmo com um sotaque imperfeito. Sim, leva tempo produzir os sons do jeitinho que você quer, pois exige prática, então certifique-se de criar oportunidades para ter cada vez mais contato com o sotaque que deseja desenvolver. Lembre-se de manter seus objetivos num limite realístico e dê a si mesmo o tempo que sua mente e musculatura facial precisam para conquistar essa barreira.

DICA TOP: Assista conteúdos em inglês, quanto mais se envolver com o inglês falado, mais você vai se atentar em pronúncia e sotaque. Não tenha medo de tentar, lembre-se que mesmo que você não fale tudo certinho de início, a mensagem pode sim ser compreendida por um nativo.

 

MITO 5: Não pode falar THANK YOU, HOW ARE YOU, HI.

Se tem a maior mentira na internet nos dias de hoje são essas chamadinhas. Por quê? Simples, são todas parte de um sistema maldoso que faz você ficar insegura achando que aprendeu errado a vida toda. Isso é inadmissível. Não confunda "não pode falar" com "outros jeitos de falar". Você pode falar tudo, e se você tem dúvida, observe o que passa na TV: todo mundo fala isso o tempo todo.

 

via GIPHY

Não caia nessas armadilhas que fazem você duvidar do que você já sabe e invista em conteúdos que mostrem outras maneiras de dizer a mesma coisa. Quer um exemplo, veja outras formas de dizer How are you:

  • What's up?
  • How's it going?
  • Are you okay?
  • How's it hanging?
  • How's everything... e por aí vai.

Portanto foque no seu progresso, respeite sua jornada, mude seu mindset para esses pensamentos que limitam o seu aprendizado não atrapalhe o seu processo.

Toda essa evolução e planejamento já faz parte dos serviços oferecidos pela PURRFECT, então se você quer ter esse apoio e essa segurança, agende uma aula experimental conosco para você entender e conhecer todos os nossos benefícios.

Curtiu essa reflexão? Compartilha com a galera.

 

 

Érika Jay
Érika Jay

Aprender uma língua estrangeira é um dos caminhos para o sucesso e a realização pessoal. Faça do processo algo divertido e descontraído para que a aquisição do idioma seja natural e focada no progresso.

Mais conteúdo