![]()
Blog.
COMO APRENDER INGLÊS DE VERDADE? EU TE CONTO

Hello PURRFECT, what's up? Quero começar esse post jogando a real oficial sobre aprender inglês. Muito se fala por aí, muitos "truques", muitas "promessas", mas eu não apoio esse tipo de conduta, por isso eu prefiro explicar o que sabemos que funciona cientificamente na hora de aprender um idioma.
O básico é: temos 4 habilidades em inglês que você conhece muito bem. São elas Reading, Speaking, Listening e Writing. A questão que sempre é jogada no ar pelos alunos é que eles não querem aprender uma e optam por favorecer outra, só que o que muita gente não entende é que elas estão interligadas, conectadas, e juntas fazem o resultado ser mais rápido e duradouro.
Se você está estudando inglês, acredito que uma dificuldade que você está tentando superar é a fluência na fala, a naturalidade da comunicação. A fala ou Speaking é uma habilidade produtiva, ou uma habilidade que depende de você juntar as palavras da forma correta para que seja compreensível para um falante da língua inglesa, seja nativo ou bilíngue. Quem mais faz o mesmo processo? Sim, o Writing ou a escrita. A produção escrita seja com textos, diários, recados, mensagens ou emails exige de você a mesma habilidade: a de pegar as palavras e uní-las de acordo com a função e estrutura que precisam para passar uma mensagem.
Isso significa que se você tem dificuldade de Speaking, você poderia praticar escrevendo diálogos para desenvolver sua comunicação oral, afinal ambas são produtivas e exigem a mesma capacidade cerebral. Sim, eu entendo que a fala não precisa ser formal e não tem regras como a escrita, mas estamos falando de pequenos passos, repito aqui "pequenos passos", afinal Roma não foi contruída em um dia, né?
Neste vídeo eu explico com mais detalhes como funciona esse processo receptivo; onde temos Reading e Listening; e produtivo; onde temos o Speaking e o Writing. Além de entender o que são e como funcionam, eu compartilho exercícios que podem turbinar os seus estudos, baseados em práticas reais. Quando eu ensino essas dicas, estou eliminando o papel de ter um bom professor na jornada? Jamais! O professor tem o papel fundamental de ativar esses conteúdos, estimular através de funções e atividades e, o mais importante: dar feedback. Aprender inglês ou qualquer coisa sem feedback é como dirigir no escuro. Você pode até ir pra frente mas não sabe onde está indo e nem onde vai chegar.
Espero que você consiga ir além do marketing barato que existe hoje na internet e se dedicar para conquistar o que quer, afinal, se inglês fosse tão fácil quanto as pessoas dizem por aí, o planeta já falaria inglês há muito tempo, não acha?
Conte comigo se tiver dúvidas, procure meu canal no Instagram @purridiomas, meu grupo de dicas exclusivo no Telegram, visite e siga meu canal no Youtube, ouça os podcasts no Spotify e Apple, ou deixe seu comentário aqui mesmo.
Focus on progress, that's PURRFECT. I hope you learned something from this humble post. Have a great day.

Érika Jay
Aprender uma língua estrangeira é um dos caminhos para o sucesso e a realização pessoal. Faça do processo algo divertido e descontraído para que a aquisição do idioma seja natural e focada no progresso.